Tabelas

Confira nossas tabelas de preços no final da página!

18 de jul. de 2010

Pubalgia - Difícil de diagnosticar

O termo pubalgia denomina dor no púbis, que é o osso que se localiza no final do músculo do abdome, sob a região genital e faz parte do osso do quadril. Essa denominação é muito abrangente, o que muitas vezes gera confusão, pois seus sintomas podem se assemelhar a outras patologias.
Algumas doenças têm sintomas parecidos que são: hérnia inguinal, doenças geniturinárias, osteítes púbicas (síndrome do músculo grácil e síndrome do músculo piriforme), prostatite, bursites na região do quadril ou artrite do quadril. Porém, mais de uma causa pode estar associada à dor no quadril.
O diagnóstico médico é de extrema importância. Além do exame físico, os exames de imagem auxiliarão o médico a fazer o diagnóstico correto. O raio X pode mostrar lesão do osso púbis, calcificação dos tendões acometidos, osteoartrite ou instabilidade pélvica. Já a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem evidenciar outras causas da dor na virilha, como a existência de hérnia inguinal ou lesões musculares e tendíneas.

Alessandra arkie e Kenia Guerra Baumann
Postado por Vita Pilates Studio

15 de jul. de 2010

Pilates para Tratamento e Prevenção da Condromalacia

Condromalacia de patela é um termo aplicado a perda de cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela; sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em pacientes com excesso de peso e sexo feminino. As causas da condromalacia incluem instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadriceps, musculo vasto medial ineficiente, mal alinhamento pós traumatico, sindrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior.
Dois tipos de alterações podem ocorrer na genese da condromalacia patelar: degeneração superficial dependente da idade (pessoas de meia idade e idosos), e degeneração basal(adolescentes). Nos pacientes jovens, se as lesões de cartilagem não forem diagnosticadas e tratadas, podem resultar em osteoartrose prematura.
utilizando-se a radiografia simples e a tomografia computadorizada, consegue-se diagnosticar lesões condrais indiretamente, pela presença de osteófitos, cistos, e esclerose subcondral e redução do espaço articular, injetando-se contraste intra articular é possivel, por meio destes dois métodos, demontrar diretamente lesões condrais, notadamente pela tomografia computadorizada.
A ressonância magnetica com seu excelente contraste de partes moles, é a melhor técnica de imagem disponivel para estudo das lesões da cartilagem.

O pilates entra para ajudar no alinhamento patelar, bem como na estabilização dos musculos centrais do corpo, aliados as técnicas que potencializam a respiração e seus beneficios, trazendo um equilibrio muscular.
E necessário fazer uma avaliação com o individuo para verificar sua força e flexibilidade para periodizar um treinamento.
Para a condromalacia patelar o individuo precisa de exercicios de potência, força, alongamento, mas tomando sempre cuidado com a sobrecarga na articulação. Importante alongar isquios tibiais, quadriceps, tendões que equilibram e atuam sobre a patela.

Radiologia Brasileira
Print Version ISSNO

Catia Molina - Vita Pilates Studio

7 de jul. de 2010

Pilates para Gestantes - Saúde da Mulher

Na gestação o Pilates melhora a circulação na região pélvica preparando a gestante para o parto, auxiliando no alivio de prevenção da lombalgia, além de todos os beneficios que os pilates trás no tratamento de diversas patologias. Há uma integralidade entre mente e corpo quando realizamos movimentos que exigem força, equilibrio, concentração e alongamento.

É uma ótima opção para mulheres que buscam qualidade de vida durante a gestação. Não tem contra-indicação, mas sempre consulte seu ginecologista para liberação de exercicios durante este periodo.
No caso da gestante que já praticava o pilates, não existem restrições. O método estimula o fortalecimento da musculatura abdominal através da respiração que no caso é excelente para a mamae e o bebê.


Catia Cristina Villapiano Molina
Educadora Fisica.