Tabelas

Confira nossas tabelas de preços no final da página!

24 de out. de 2010

Pilates e Sua Importância na Terceira Idade

Na terceira idade uma atividade fisica regular e moderada é muito importante para um melhor controle muscular, aumento de força, de flexibilidade, postura, prevenção de lesões, aumento de auto estima e alivio de dores musculares e articulares.E tudo isto podendo ser trabalhado dentro do Método Pilates.
A base do método é o que chamamos de centro de força, são musculos profundos e estabilizadores como o tranverso e multifideos que tambem podem ser ativados com a respiração ou contração de assoalho pélvico, proporcionando fortalecimento desta musculatura especifica que com o treinamento do pilates melhora toda organização corporal.
Com a idade e falta de exercicios, toda a musculatura vai enfraquecendo, perdemos tônus muscular, a flexibilidade diminui por falta de alongamento e vida sedentária.
Com o tempo as articulações mal alinhadas e fracas facilitam a instalação de lesões e osteoartroses nos idosos.Instalada a osteoartrose no joelho e quadril, ela aumenta o custo energético para determinado esforço, dificultando a subida e descida de escadas. Em algumas situações, pode impedir a movimentação até em atividades mais corriqueiras, como caminhar, passear com os cachorros e outras.
O Pilates ajuda ao idoso a trabalhar com alongamentos e exercícios de força para melhorar a flexibilidade, coordenação motora,resistência e bem estar que o método proporciona a todos que o praticam.

Catia Cristina Villapiano Molina
Educadora Fisica