Tabelas

Confira nossas tabelas de preços no final da página!

5 de jul. de 2011

A influencia do metodo pilates no fortalecimento do assoalho pelvico.

Os músculos do assoalho pélvico (AP) têm importantes funções, contraem-se para
manter a continência urinaria e fecal, evitam o deslocamento dos órgãos pélvicos, participam da responsividade sexual feminina normal, e são extremamente distendidos para permitir o parto. Um assoalho pélvico com função deficiente ou inadequada é um fator etiológico para o aparecimento de diferentes patologias. O objetivo deste estudo foi verificar se o método Pilates tem influência no fortalecimento do AP. Para isso foram comparados o grau de força muscular, mensurado com o aparelho de biofeedback Perina, de três grupos. Cada grupo foi composto por quatro mulheres, sendo o grupo I de mulheres que praticam Pilates, o grupo II de mulheres sedentárias e grupo III de mulheres que praticam outro tipo de exercício físico.
Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa quando comparados os grupos, mas através da analise das médias percebeu-se que o Método Pilates assim como a pratica de atividade física influenciam na força do assoalho pélvico, podendo ser usados como forma de prevenção para o aparecimento de disfunções dessa musculatura. Atualmente a fisioterapia uroginecológica usa como forma de tratamento reconstituir a função normal do AP, nesse sentido diversos estudos comprovam a eficiência do fortalecimento do AP e indicam que o método Pilates trás muitos benefícios à saúde sendo um destes o aumento da força do AP.
Assim, o Método Pilates poderá ser utilizado para o fortalecimento da musculatura perineal como forma de prevenção para o aparecimento de disfunções.
Palavras-chave: Assoalho pélvico, fortalecimento, Método Pilates

Estela isadora Andreazza
Elisangela Serra 2

Postado por Vita Pilates Studio

Catia Cristina Villapiano Molina
Educadora Fisica