Tabelas

Confira nossas tabelas de preços no final da página!

15/07/2010

Pilates para Tratamento e Prevenção da Condromalacia

Condromalacia de patela é um termo aplicado a perda de cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela; sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em pacientes com excesso de peso e sexo feminino. As causas da condromalacia incluem instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadriceps, musculo vasto medial ineficiente, mal alinhamento pós traumatico, sindrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior.
Dois tipos de alterações podem ocorrer na genese da condromalacia patelar: degeneração superficial dependente da idade (pessoas de meia idade e idosos), e degeneração basal(adolescentes). Nos pacientes jovens, se as lesões de cartilagem não forem diagnosticadas e tratadas, podem resultar em osteoartrose prematura.
utilizando-se a radiografia simples e a tomografia computadorizada, consegue-se diagnosticar lesões condrais indiretamente, pela presença de osteófitos, cistos, e esclerose subcondral e redução do espaço articular, injetando-se contraste intra articular é possivel, por meio destes dois métodos, demontrar diretamente lesões condrais, notadamente pela tomografia computadorizada.
A ressonância magnetica com seu excelente contraste de partes moles, é a melhor técnica de imagem disponivel para estudo das lesões da cartilagem.

O pilates entra para ajudar no alinhamento patelar, bem como na estabilização dos musculos centrais do corpo, aliados as técnicas que potencializam a respiração e seus beneficios, trazendo um equilibrio muscular.
E necessário fazer uma avaliação com o individuo para verificar sua força e flexibilidade para periodizar um treinamento.
Para a condromalacia patelar o individuo precisa de exercicios de potência, força, alongamento, mas tomando sempre cuidado com a sobrecarga na articulação. Importante alongar isquios tibiais, quadriceps, tendões que equilibram e atuam sobre a patela.

Radiologia Brasileira
Print Version ISSNO

Catia Molina - Vita Pilates Studio

Nenhum comentário:

Postar um comentário