Tabelas

Confira nossas tabelas de preços no final da página!

29 de jun. de 2010

ESTRESSE

"O estresse pode ser definido como uma reação do organismo com componentes psicológicos, fisicos, mentais e espirituais, que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação a um evento ou uma situação de importância, traduzida como agressão aos corpos, provocando, assim, uma grande tensão no indivíduo.
A precepção individual desencadeia o estresse, intensificado pela exigência interna de cada um para consigo mesmo, devido a uma anormalidade no ajuste às tensões normais da vida, correspondente a uma relação entre o indivíduo e o meio.
O homem mal adaptado, estressado, acaba por criar um sistema que ele mesmo não consegue suportar, aumentando a pressão dentro de seu campo energético. Dentro deste sistema, não consegue equilibrar os fatores profissionais, pessoais, familiares, sociais, econômicos que o envolve e acaba por originar o estresse.
A tensão ocasionada traz intranquilidade perante a vida, promovendo dores musculares, reumatismos e todas as doenças fisicas do sistema nervoso. O homem estressado é insatisfeito com seu processo evolutivo, tende a se desconectar com a energia cristica e perde a convivência com as criaturas e com o Creador. Pode-se, também, fazer uso do sono, já que a melatonina, hormônio liberado pela glândula pineal enquanto se dorme, ajuda a combater o estresse.
O homem adaptado as mudanças, luta, supera seu conflito, elimina o estresse e reestabelece o equilíbrio de suas energias. Entretanto, aquele que foge de seu próprio sistema criado, entra em um mecanismo de defesa chamado de regressão, no qual, por insegurança e medo, retoma padrões anteriores de comportamento, menos maduros.
Aquele que já se comprometeu com a evolução deve dormir em torno de 5 horas, tendo assim 19 horas para organizar seu dia sem estresse, tendo o bom senso de incluir, em sua rotina diária, horas reguladas para todas as suas atividades, de modo a evitar os escessos e, com isso, o desgtaste da inteligência, força fisica, emocional e ainda mais tempo.
Para atingir a evolução, o homem necessita passar por mudanças, então o estresse, comum nos dias atuais, o obriga a aprender a se adaptar às mudanças ocasionadas pelo seu meio fisico, emocional, mental e espiritual, superando os conflitos gerados pelas suas reações personalisticas e a trabalhar harmonicamente com a diversidade da vida."
O Pilates é uma forma eficiente de eliminar o stress.

Autora: Andreia Jurema Sanches Morgado.
Fontes: Conexão Saúde - Deepak chopra
Caminho Probatório - Elaine Sanches Morais
Os Outros - Elaine Sanches Morais
Cromoterapia II - Elaine Sanches Morais.

21 de jun. de 2010

PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO NO PILATES

Periodizar treinos consiste em subdividir um periodo de treinamento (Macrociclo) em fases (mesociclo),e em cada mescociclo separado em microciclos semanais. Essa divisão do Macrociclo tem como objetivo diminuir ou aumentar a intensidade do treinamento, frequência, séries, repetições e repouso para prevenção de excessos de treino, e a modificar, variar as sessões durante uma aula.
O Macrociclo é a organização de todo um treinamentoo que é desenvolvido em um determinado periodo de tempo, onde a estrutura desse periodo obedece um plano de expectativas e encerra-se num ponto onde o aluno alcançou um máximo de evolução dentro do treinamento proposto.
Este macrociclo dividide-se em uma adaptação ou preparação, visando proporcionar um condicionamento do aluno para que este possa chegar e alcançar o máximo em níveis mais avançados de treinamento.
O Macrociclo é composto de vários Mesociclos combinados, o Mesociclo é composto de vários microciclos e se define em treinamentos de 3 a 8 semanas, e um Microciclo é composto de 7 dias de treino.
A periodização dos treinos é fundamental para obtermos os bons resultados que o Pilates pode proporcionar.

16 de jun. de 2010

PILATES PARA DENTISTAS

O Pilates tem sido uma alternativa de condicionamento muscular muito procurado por esses profissionais, com o objetivo de manter uma boa postura, prevenir lesões, manter o corpo saudavel e com mais resistência. O pilates feito com os aparelhos e o de solo, proporcionam ao praticante o aumento da flexibilidade, a força, potencializa a coordenação motora e principalmente a consciência corporal.
Para o dentista é preciso enfatizar grupos musculares que estabilizam a coluna, cintura escapular, e membros superiores por assumirem posições estáticas por longo periodo. Como o Pilates proporciona a combinação de respiração, concentração, fluidez de movimentos, que com o decorrer das aulas vão dissipando as tensões e stress diários dando mais disposição no decorrer do dia.